Você Sabe O Que É Ergonomia Cognitiva?

Corpore-Line-Ergonomia-Cognitiva-II

Você Sabe O Que É Ergonomia Cognitiva?

Quando perguntamos para alguém que é leigo sobre Ergonomia, facilmente ela associa com a posição da cadeira e a postura adequada para se sentar. E ela não está errada. Isso também faz parte da ergonomia!

Porém, a ergonomia vai muito além de só se posicionar corretamente na mesa de trabalho. Ela envolve muitos outros princípios que são caracterizados em Ergonomia Física, Ergonomia Organizacional e Ergonomia Cognitiva.
E se você se preocupa com a saúde dos funcionários e quer garantir maior rendimento, precisa se especializar em Ergonomia Cognitiva, mais especificamente. Para que os funcionários se desenvolvam melhor no plano pessoal e também como colaboradores da empresa.

O que é Ergonomia Cognitiva?

Corpore-Line-Ergonomia-Cognitiva

A Ergonomia Cognitiva é uma das três áreas da ergonomia que precisa ser aplicada dentro de um ambiente de trabalho. Diferente das outras ergonomias, a cognitiva cuida da área emocional, mental e psicomotores. É relacionada com o processamento de informação no contexto de tarefas e resolução de problemas que o indivíduo possui dentro da empresa. Os principais temas avaliados são percepção, atenção, memória e tomada de decisões.

Dessa forma, a Ergonomia Cognitiva gera mais satisfação e motivação profissional. Além também de melhorar a relação do homem com as máquinas e entre os colaboradores. Com isso, melhora a qualidade de vida dos empregados e a performance de toda equipe, que se sente mais valorizada e alinhada com o propósito de toda empresa.

Como a Ergonomia Cognitiva Ajuda os Funcionários Dentro da Empresa?

Para você entender melhor como a Ergonomia Cognitiva vai ajudar os colaboradores dentro de uma empresa, precisa sobretudo saber que a ergonomia é uma ciência que estuda a relação do ser humano com os elementos de um sistema. A Ergonomia Cognitiva estuda o desenvolvimento do homem na preparação e conclusão das tarefas em ambientes complexos, principalmente os que têm exigência de tempo, carregamento, transferência de informações e consciência situacional.

Isso constitui-se depois da percepção de inúmeros prejuízos em trabalhadores de todos os segmentos, inclusive os que relacionou a inúmeros acidentes decorrentes da falha humana. Assim, são elaborados alguns métodos para trazer melhorias dentro do ambiente de trabalho e reparos para a execução das atividades que não causaram danos físicos e emocionais aos funcionários.

Benefícios da Ergonomia Cognitiva

Melhorias nas Funções Cognitivas!

Consequentemente, a Ergonomia Cognitiva oferece melhorias na cognição do ser humano. Melhora a percepção do indivíduo, a capacidade de executar e avaliar tarefas de acordo com os estímulos ambientais. Além disso, melhora a memória e concentração, o que permite mais facilidade no aprendizado e no raciocínio rápido. Considerando-se que são habilidades importantíssima dentro de uma empresa.

Qualidade de Vida!

A Ergonomia Cognitiva cuida para diminuir o estresse no trabalho e o cansaço físico dos colaboradores. O que garante uma equipe satisfeita e previne dores e problemas emocionais, como depressão, ansiedade de mau humor. Um ambiente saudável e agradável, possibilita que os funcionários se sintam bem para executar suas tarefas e realizados em fazer o que faz dentro da empresa. Isso aumenta o desempenho da equipe e gera realização profissional.

Aumento de Produtividade!

Estudos conferem a ligação entre o desempenho, uso de máquina e ergonomia cognitiva. Com os princípios da Ergonomia Cognitiva aplicada, os trabalhadores mostram melhor desempenho e menos erros. Dessa forma, os trabalhadores cumprem metas e aumentam a produtividade, sem afetar a qualidade de vida. O funcionário executa suas atividades com a eficiência que geram resultados para empresa.

Acaba com o Rotativismo!

Garantindo a qualidade de vida e o reconhecimento do funcionário, o rotativismo, as demissões e as faltas acabam. Os colaboradores trabalham mais motivados e com a sensação de ser um integrante importante para a empresa.

Inteligência Emocional Dentro do Ambiente de Trabalho

A sensação de bem-estar dentro do ambiente de trabalho, depende de fatores externos e internos que está ligado ao aspecto individual de cada pessoa. É necessário que haja um equilíbrio entre os dois, para que o funcionário se sinta realizado e bem dentro do seu local de trabalho. E a única maneira que harmonizar os dois processos, é por meio do desenvolvimento da inteligência emocional. Investindo em programas que trabalham a área da emoção e que os capacitam de conseguir lidar com circunstâncias da melhor forma. A Ergonomia Cognitiva cuida para que esse processo aconteça dentro das empresas!

Objetivo da Ergonomia Cognitiva!

 Ergonomia Cognitiva abrange muitas etapas para transformar o ambiente de trabalho e melhorar as condições de execução dos trabalhadores. Para isso acontecer, ela possui alguns objetivos que são definidos em:

  • Preservar a atenção;
  • Reconhecer e aprimorar a curva de atenção;
  • Aprimorar a memória;
  • Melhorar a psicomotricidade;
  • Promover conhecimentos;
  • Identificar tipos de inteligência;
  • Promover inteligência emocional;
  • Preservar saúde mental e física.

Ficou mais que claro que a ergonomia é um fator que deve ser bem desenvolvido dentro das empresas ou escritórios. E, a ergonomia cognitiva não pode faltar para melhorar o desempenho e a produção satisfatória dos funcionários.