É muito importante que se conheça o nível de satisfação dos funcionários com a empresa. Por isso, se você é empresário ou comanda uma empresa, invista agora mesmo em uma pesquisa de satisfação de funcionários.
Isso vai garantir colaboradores satisfeitos que trabalham com mais foco e comprometimento com os resultados, o que, com certeza, alavancará sua empresa no mercado, garantindo mais lucros e maior competitividade.
Qual a Importância da Pesquisa de Satisfação de Funcionários?
Uma pesquisa de satisfação de funcionários é um ponto alvo que os gestores podem encontrar para colocar em prática mudanças na estratégia de gestão de pessoas na empresa. À vista disso, é possível descobrir com profundidade como os funcionários se sentem em relação ao trabalho e como isso afeta suas rotinas laborativas no dia a dia. Com os resultados recolhidos com a pesquisa de satisfação de funcionários, é possível examinar o clima organizacional e a avaliação dos colaboradores diante das instalações da empresa, como a carga horária a ser cumprida, benefícios, instalações e equipamentos para o manuseamento do trabalho.
Além disso, é capaz também de analisar fatores psicológicos, como possíveis assédios por parte de algum membro do setor ou pressão exaustivas para cumprir metas difíceis. Dessa forma, fica mais fácil entender melhor o funcionamento da empresa e melhorar o que precisa ser aprimorado. Mostrando para os colaboradores que a empresa se importa com o bem-estar e para isso, criaram um ambiente produtivo e agradável para todos os membros.
Benefícios da Pesquisa de Satisfação de Funcionários Internos!
Apesar de ser um ponto certeiro para o bom desenvolvimento de um ambiente de trabalho, muitas empresa não sabem os benefícios que podem trazer uma pesquisa de satisfação de funcionários. Confira quais são!
- Otimização das ações de RH: Funciona como uma ferramenta de ações a serem desenvolvidas pelo RH.
- Descoberta de problemas não tão evidentes: Evita insatisfação dos funcionários e, consequentemente, os pedidos de demissão.
- Menor rotatividade de funcionários: Redução de saídas voluntárias e aumento na atratividade da empresa, o que resulta na retenção de talentos.
- Integração de processos e áreas: Avalia o crescimento individual de cada profissional e possibilita o desenvolvimento coletivo de toda organização.
- Alinhamento da cultura organizacional: Possibilita mudanças culturais mais necessárias de serem implementadas.
- Melhor reputação no mercado: Funcionários satisfeitos falam bem da empresa e também costumam atender melhor os clientes e fornecedores.
- Menos custos e mais investimentos: Menos gastos com rescisões, seleções e treinamentos. Mais investidores interessados pela boa reputação.
- Aumento da produtividade: Maior dedicação e comprometimento dos funcionários e aumento da produtividade.